Egocentrismo de Alonso anda saciado nas últimas semanas (foto: Reuters)
Por Otto Jenkel
Nesse fim de ano, todas as atenções poderiam estar sobre Kimi Raikkonen, que ganhou merecidamente, diga-se de passagem, o Mundial de F1 de 2007 estabelecendo a maior reação da história. Ou mesmo sobre Lewis Hamilton, que foi a grande sensação do ano, apesar dos erros infantis no fim da temporada que o fizeram perder o campeonato mais ganho já visto. Mas não. Nem um, nem outro. Todos os holofotes estão sobre o bicampeão mundial Fernando Alonso, que, sozinho, trava praticamente todo o mercado de pilotos para 2008. E isso não é exagero.
Das 11 equipes que participarão do Mundial do ano que vem, apenas duas, Ferrari e Williams, declararam definitivamente a sua dupla de pilotos para a próxima temporada, que são, respectivamente, Kimi Raikkonen/Felipe Massa e Nico Rosberg/Kazuki Nakajima. Todas as outras estão, direta ou indiretamente, esperando a decisão do espanhol. Queiram ou não, o homem está podendo, e seus inúmeros detratores, que não são poucos, devem estar em polvorosa.
Arrogante, mimado, mal-caráter, egocêntrico, são alguns dos adjetivos utilizados para definir a personalidade desse espanhol. Se essas definições são verdadeiras não cabe aqui discutir, mas a última deve estar incomodando demais esses detratores: egocêntrico. Se ele o é, deve estar se sentindo no centro do Universo e não é à toa. Qualquer mudança de peça do espanhol mexe com todo o tabuleiro do mercado de pilotos. Vamos a ele.
Das nove equipes indefinidas, em cinco Alonso pode desembarcar: Renault, Red Bull, Honda, BMW e Toyota. As outras quatro podem ser modificadas com essa decisão: McLaren, Toro Rosso, Super Aguri e a Force India (ex-Spyker). A cada semana surgem boatos jogando o espanhol de um lado para o outro. Se, há um mês, a Renault era favorita, passadas essas semanas este favoritismo já passou para a Red Bull, voltou para a Renault, e depois passou rapidamente até surpreendente Honda, que aparentemente corria por fora. Hoje, Renault e Red Bull, nessa ordem, encabeçam a lista. Essa onde de boatos deixou o mercado agitado, todos esperando a palavra final de Alonso.
Comecemos pela Renault. Heikki Kovalainen, Giancarlo Fisichella e Nélson Ângelo Piquet, dependem da definição do espanhol. O finlandês pode parar na McLaren, o que seria uma troca de pilotos com Alonso indo para a Renault. Piquet parece ter a equipe francesa como única opção, já que a Williams, o outro possível destino do brasileiro, definiu sua dupla. Vira piloto titular ou continua como piloto de testes. Fisichella corre o risco de pendurar o capacete. Não seria má a idéia. Flávio Briatore parece ter chegado no limite da paciência com o italiano.
A Red Bull, caso seja o novo endereço de Alonso, se livraria de David Coulthard, que seria transferido, ou rebaixado, melhor dizendo, para a irmã menor, a Toro Rosso, que teria que deixar o francês Sebastien Bourdais na mão. Mark Webber está garantido na Red Bull, assim como Sebastian Vettel na Toro. O mesmo caso aconteceria com a Honda com a chegada do espanhol: manteria Jenson Button e rebaixaria Rubens Barrichello para a Super Aguri para fazer dupla com Takuma Sato. O inglês Anthony Davidson ficaria de stand by.
Em stand by ficariam também Robert Kubica, da BMW, e Jarno Trulli, da Toyota, caso o "Príncipe (ou sapo, como queiram) das Astúrias" aterrisasse por essa bandas. Garantido apenas Nick Heildfeld na equipe alemã e Timo Glock na japonesa. Até a nanica estreante Force India se envolve nesse imbróglio todo, e curiosamente com a gigante McLaren. Enquanto Lewis Hamilton reina absoluto na equipe de Wöking como principal piloto, o alemão Adrian Sutil da Force, um dos candidatos à vaga na McLaren, pode não se tranferir para a equipe inglesa caso esta acerte com Kovalainen, que estaria de saída da Renault, por causa de... Alonso.
Das 11 equipes que participarão do Mundial do ano que vem, apenas duas, Ferrari e Williams, declararam definitivamente a sua dupla de pilotos para a próxima temporada, que são, respectivamente, Kimi Raikkonen/Felipe Massa e Nico Rosberg/Kazuki Nakajima. Todas as outras estão, direta ou indiretamente, esperando a decisão do espanhol. Queiram ou não, o homem está podendo, e seus inúmeros detratores, que não são poucos, devem estar em polvorosa.
Arrogante, mimado, mal-caráter, egocêntrico, são alguns dos adjetivos utilizados para definir a personalidade desse espanhol. Se essas definições são verdadeiras não cabe aqui discutir, mas a última deve estar incomodando demais esses detratores: egocêntrico. Se ele o é, deve estar se sentindo no centro do Universo e não é à toa. Qualquer mudança de peça do espanhol mexe com todo o tabuleiro do mercado de pilotos. Vamos a ele.
Das nove equipes indefinidas, em cinco Alonso pode desembarcar: Renault, Red Bull, Honda, BMW e Toyota. As outras quatro podem ser modificadas com essa decisão: McLaren, Toro Rosso, Super Aguri e a Force India (ex-Spyker). A cada semana surgem boatos jogando o espanhol de um lado para o outro. Se, há um mês, a Renault era favorita, passadas essas semanas este favoritismo já passou para a Red Bull, voltou para a Renault, e depois passou rapidamente até surpreendente Honda, que aparentemente corria por fora. Hoje, Renault e Red Bull, nessa ordem, encabeçam a lista. Essa onde de boatos deixou o mercado agitado, todos esperando a palavra final de Alonso.
Comecemos pela Renault. Heikki Kovalainen, Giancarlo Fisichella e Nélson Ângelo Piquet, dependem da definição do espanhol. O finlandês pode parar na McLaren, o que seria uma troca de pilotos com Alonso indo para a Renault. Piquet parece ter a equipe francesa como única opção, já que a Williams, o outro possível destino do brasileiro, definiu sua dupla. Vira piloto titular ou continua como piloto de testes. Fisichella corre o risco de pendurar o capacete. Não seria má a idéia. Flávio Briatore parece ter chegado no limite da paciência com o italiano.
A Red Bull, caso seja o novo endereço de Alonso, se livraria de David Coulthard, que seria transferido, ou rebaixado, melhor dizendo, para a irmã menor, a Toro Rosso, que teria que deixar o francês Sebastien Bourdais na mão. Mark Webber está garantido na Red Bull, assim como Sebastian Vettel na Toro. O mesmo caso aconteceria com a Honda com a chegada do espanhol: manteria Jenson Button e rebaixaria Rubens Barrichello para a Super Aguri para fazer dupla com Takuma Sato. O inglês Anthony Davidson ficaria de stand by.
Em stand by ficariam também Robert Kubica, da BMW, e Jarno Trulli, da Toyota, caso o "Príncipe (ou sapo, como queiram) das Astúrias" aterrisasse por essa bandas. Garantido apenas Nick Heildfeld na equipe alemã e Timo Glock na japonesa. Até a nanica estreante Force India se envolve nesse imbróglio todo, e curiosamente com a gigante McLaren. Enquanto Lewis Hamilton reina absoluto na equipe de Wöking como principal piloto, o alemão Adrian Sutil da Force, um dos candidatos à vaga na McLaren, pode não se tranferir para a equipe inglesa caso esta acerte com Kovalainen, que estaria de saída da Renault, por causa de... Alonso.
Pronto. Demos um giro rápido no mercado de pilotos, qualquer movimento de peça do espanhol altera todo o tabuleiro. Essa coluna já falou semana passada dos possíveis destinos de Alonso. Agora, do mercado em geral nas mãos de um só homem. Essa história já está se arrastando demais. O egocentrismo do espanhol parece mais do que justificado, para a tristeza dos detratores. Não se fala de outra coisa. Nem poderia.
Otto Jenkel trabalhou no FOCA TV, cobrindo o GP do Brasil, quando a prova era disputada no Rio. Acompanha Fórmula 1 desde meados da década de 70, "quando a F1 era perigosa e o sexo seguro, hoje inverteu". Leia sua última coluna sobre automobilismo clicando aqui.
2 comentários:
parece que o Alonso vai ficar de 'férias' em 2008.
Net Esportes
http://netesporte.blogspot.com
Essa opção foi citada nessa coluna na semana passada, ou seja, como se fala no meio automobilístico, ter um ano sabático. Uma má escolha na minha opinião.
Otto Jenkel
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