quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Alternativos fazem a festa no fim de 2007

Shaka Hislop será homenageado em um torneio com seu nome (foto: mls.com)

Por Márcio Menezes

Você que ama o futebol alternativo, pense agora num torneio que realizasse as suas expectativas mais fantásticas. Que envolvessem clubes, seleções e combinados em misturas para lá de inacreditáveis. Agora, pare de pensar e conheça os dois torneios abaixo. Eles só podem ter sido criados por mentes fabulosas, alinhadas milimetricamente ao pensamento alternativo.

Shaka Hislop, hoje com 38 anos, tornou-se herói nacional em seu país, Trinidad e Tobago, por sua atuação histórica na última Copa do Mundo, garantindo um empate sem gols contra a Suécia. Em final de carreira, o arqueiro terá uma homenagem que muitos "Deuses da Bola" sonharam: um torneio com o seu nome.

A Shaka Hislop Tribute Cup acontecerá em Port of Spain (capital da ilhota da América Central) de 30 de novembro a 2 de dezembro, reunindo os seguintes times: o FC Dallas, atual clube de Hislop; uma seleção dos melhores do campeonato nacional de Trinidad e Tobago; um time com os estrangeiros do mesmo torneio e, acredite se quiser, o Atlético Paranaense, que tem parceria com o Dallas desde setembro do ano passado.

O homenageado não disfarçou a emoção com o final da carreira. "Vou levar da minha carreira um monte de coisas boas: as pessoas que conheci, os amigos que fiz e as experiências que tive durante esse tempo", disse Hislop ao site oficial do Dallas. Ele garante que jogará partidas destinadas a ex-jogadores.

Outro torneio merece os holofotes do mundo alternativo em novembro. Será pertinho aqui do Brasil, na Guiana Francesa, aquele território ultramarino francês que nunca participa das eliminatórias, para a tristeza de muita gente.

O Torneio Internacional da Guiana Francesa terá um representante brasileiro para lá de original: a Seleção do Amapá, que enfrentará o campeão nacional do Haiti e a seleção local, que finalmente poderá ser conhecida.

O scratch amapaense - que fará dois ou três amistosos antes da viagem - será treinado por Romeu Figueira, técnico do Cristal, e sonha brilhar na competição. Segundo o Diário do Amapá, o zagueiro Macula, o volante Marcelo Pitbull e o atacante Demir, que se destacaram no último Estadual, devem ser o ponto alto do time.

Avante Amapá, o Brasil no Torneio da Guiana!

Octogonal definido na Série C

ABC (RN), Bahia (com a ajuda de todos os santos), Nacional (PB), Barras, Atlético (GO), Vila Nova (GO), CRAC (GO) e Bragantino (SP) são os oito clubes da fase final da competição. Ainda sigo acreditando nos goianos, e me arrisco a dizer que são boas as chances de os três subirem. A missão do Bahia e do Braga, principalmente, não será nada fácil.

Você conhece?

Heracles Almelo

Tomar uma goleada é algo que já aconteceu com qualquer time, inclusive com o seu. Entretanto, não se vê um 9 a 0 dando sopa por aí, principalmente se a equipe que aplicou a surra é tão modesta quanto a que apanhou. Por isso, trouxemos a este quadro o Heracles Almelo, clube holandês que tomou nove gols do Herenveen, time do atacante brasileiro Afonso Alves - o mais alternativo jogador da Seleção Brasileira -, que balançou as redes sete vezes na partida do último final de semana.

O Heracles, campeão nacional na temporada 1940/41, já é um clube centenário (foi fundado em 3 de maio de 1903) e seu nome homenageia Hércules, semideus da mitologia grega. Seu uniforme é alvinegro e sua casa, o Polman Stadium, é para lá de acanhada: comporta apenas 8.500 torcedores.

Os "Filhos de Zeus", como são conhecidos os torcedores do Heracles, tem um time com atletas de quatro continentes. No elenco, além dos holandeses, encontram-se três belgas, dois ganeses, dois alemães, um australiano, um argelino, um estoniano e até um brasileiro, o desconhecido Éverton.

Márcio Menezes é alternativo por natureza. Torcedor fanático do América, do Rio, é profissional de boliche e de futebol de mesa. Trabalhou na assessoria de imprensa do América e foi colunista do Globoesporte.com. Escreve sobre futebol alternativo às quintas-feiras.

Nenhum comentário: