segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A lição da Roma

Roma reencontra seu algoz Manchester nesta terça (foto: uefa.com)

Por Thiago Dias

Os botafoguenses estão indignados com a eliminação para o River Plate na Copa Sul-Americana. O vice-presidente Carlos Augusto Montenegro xingou todos os jogadores, ameaçou multar, chorou, demitiu o treinador. Tudo por causa da derrota por 4 a 2 na Argentina, que foi o “auge” de um ano sem títulos no Carioca, Copa do Brasil e Brasileiro.

Isso tudo por causa da Copa Sul-Americana, que não vale nada, sejamos sinceros.

Agora, imagine ver seu time eliminado com uma derrota nas quartas-de-final da Liga dos Campeões, o maior torneio de clubes do mundo, por 7 a 1. Imaginou? Como você se sentiria? Humilhado, revoltado, ficaria com vergonha de sair de casa? Foi o que aconteceu com a Roma no ano passado.

Amanhã (terça-feira), o time da capital italiana vai reencontrar o seu carrasco do 7 a 1, mais uma vez pela Liga dos Campeões. Novamente, a equipe vai ao Old Trafford encarar o Manchester United, pelo Grupo F da edição 2007/2008 do campeonato.

Você pode pensar que por causa daquela humilhação, a Roma mudou tudo, no estilo Carlos Augusto Montenegro. Dá para imaginar a entrevista do presidente após o vexame na Inglaterra: “Vai cair todo mundo! Esses jogadores não têm competência para defender a camisa da Roma. Com esse grupo, não vamos a lugar nenhum!”

Aí, dê uma olhada na escalação de um ano atrás. Dos 11 titulares, nove continuam no elenco. Isso, eu disse nove: Doni, Panucci, Mexes, Pizarro, Totti, De Rossi, Vucinic, Mancini e Cassetti. Sem falar do técnico, Luciano Spaletti, que continua no cargo.

Após o 7 a 1 no Old Trafford, a vida da Roma continuou. O mundo não acabou. O time ficou envergonhado e a torcida também, claro. Aos poucos, foram retomando o caminho e garantiram o segundo lugar no Italiano, que os colocou novamente na Liga dos Campeões. Vingaram-se da Inter de Milão e ainda conquistaram a Copa da Itália, depois de dois anos sendo vice para o rival. Nesta temporada, lidera o Calcio.

Tutto bene.

***

Se o assunto é Liga dos Campeões, vai a pergunta: quem é o favorito desse ano?

Thiago Dias costuma ser interrompido no cinema por ligações de jornalistas gringos. Trabalhou no Lance. Hoje, é repórter do Globoesporte.com. Cobriu o título mundial do Inter e prepara um livro sobre o assunto. Escreve sobre futebol internacional às segundas-feiras.

Nenhum comentário: