sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Não é a praia dos paulistas

Maracanã não trouxe bons fluidos para os paulistas esta semana (foto: O Globo)

Por Alexandre Mortari

Foi curiosa a passagem de dois times paulistas pelo Maracanã nesta semana. Dois jogos, um time lutando muito para somar um ponto, outro já limpando as gavetas deste Brasileirão, esperando para colocar novo troféu em suas prateleiras.

Obviamente, o empate corintiano foi pior do que a derrota são-paulina. Apesar de ter somado um ponto num jogo difícil, este ponto foi pouco para alivar a situação do time na disputa para escapar do rebaixamento.

O problemático para o Corinthians é imaginar que o futebol apresentado contra o Fluminense é o máximo que o clube pode apresentar. Foi um time valente. Mas, ainda muito ruim. Se mantiver a irregularidade de antes, e o jogo de quarta for considerado seu auge, fico imaginando como ainda irão sofrer os corintianos, quando a equipe não jogar bem, mesmo dentro de seus padrões.

Por outro lado, no dia seguinte, o São Paulo foi passear no Maracanã. Contra o Inter, o time tricolor já não tinha jogado muito bem. Mas ainda lutou bastante, já que o Cruzeiro ainda teria dois jogos em casa e poderia diminuir perigosamente a diferença entre ambos. Além disso, o clima tenso no Beira-Rio elevou a vontade tricolor de conquistar a vitória.

Contra o Flamengo, porém, os são-paulinos já sabiam que sua vantagem seria mesmo de 12 pontos ao final da rodada, após as duas derrotas cruzeirenses. E o futebol foi aquilo que se viu. Ou não se viu. Merecida vitória rubro-negra.

Talvez o último jogo que realmente motive o São Paulo, até que chegue ao título, seja o do próximo domingo, justamente contra o Corinthians. Mas não é difícil prever uma equipe alvinegra muito mais brigadora em campo. O que não deve ser suficiente para vencer o, em breve, novo pentacampeão brasileiro.

Alexandre Mortari é veterano nos estádios da terra da garoa. Trabalhou na Rádio Globo, no UOL e na agência MBPress. Hoje, é web editor do MSN. Escreve sobre futebol paulista às sextas-feiras.

Nenhum comentário: