quarta-feira, 24 de outubro de 2007

As forças do Oeste

Phoenix Suns, de Leandrinho, é novamente um dos favoritos (foto: Getty Images)

Por Marcelo Monteiro

A temporada da NBA começa na próxima terça-feira (dia 30) e fechamos com esta coluna a análise dos 30 times que vão disputar o título mais cobiçado do basquete mundial. A Conferência Oeste segue muito forte, com San Antonio Spurs, Phoenix Suns e Dallas Mavericks mantendo suas bases de peso, e Houston Rockets, Utah Jazz e Los Angeles Lakers desafiando os favoritos.

Confira também as divisões central e noroeste, atlântico e sudeste.

A caixinha de comentários está liberada para você. Dê seus palpites sobre a temporada. Quem você acha que vai se classificar para os playoffs? Na semana que vem, dou os meus palpites de 1 a 8 no Leste e Oeste.

DIVISÃO DO PACÍFICO

PHOENIX SUNS
O Suns inicia uma nova temporada com a mesma expectativa das duas últimas: chegar ao inédito título da liga. Apesar dos comentários de que contrataria Kevin Garnett, a equipe da Arizona manteve seu tripé, com Steve Nash, Amare Stoudemire e Shawn Marion. Os rumores das saídas de Stoudemire (iria para o Atlanta em uma negociação triangular que levaria Garnett para Phoenix) e Marion (estaria insatisfeito no time) não se concretizaram. Mantém um elenco de apoio de ótimo nível, com Leandrinho, Boris Diaw e Raja Bell. Dá uma nova oportunidade a Grant Hill, que tenta deixar no passado as seguidas lesões que comprometeram sua carreira. É uma das forças do Oeste e tem tudo para brigar de igual para igual com Spurs e Mavs.

GOLDEN STATE WARRIORS
Autor do maior façanha da temporada passada – eliminar o favoritíssimo Dallas Mavericks na primeira rodada dos playoffs -, o Golden State inicia a temporada de cara nova. A diretoria decidiu abrir mão de três jogadores importantes do elenco – Jason Richardson, Sarunas Jasikevicius e Adonal Foyle. O time segue sob a batuta de Baron Davis e confia nos jovens Monta Ellis e Brandan Wright. E também nos experientes Stephen Jackson e Al Harrington (que retomam uma dupla formada no Indiana Pacers). Vai lutar para chegar aos playoffs. Se chegar entre os quatro melhores, como na temporada passada, já será uma baita vitória.

LOS ANGELES LAKERS
Kobe Bryant ficou, apesar de afirmar que queria sair e depois negar. Mas o certo é que contar com um dos melhores jogadores da liga (na minha opinião, o melhor), não é garantia de sucesso. A diretoria tentou reforçar o elenco, na luta para aplacar os desejos de “independência” do astro, mas não conseguiu. Kevin Garnett, Jermaine O’Neal e Shawn Marion entraram na onda de rumores e nada. A novidade, que não chega a ser tão nova assim, é o retorno do armador Derek Fisher. Com o talento de Kobe, o Lakers deve chegar aos playoffs, mas o elenco segue inferior a Spurs, Suns e Mavs.

LOS ANGELES CLIPPERS
Ano que promete ser de sacrifício para o primo pobre de Los Angeles. O time perdeu por tempo indeterminado seu astro, Elton Brand, que operou o tendão de Aquiles esquerdo. A esperança é que um leque de jogadores experientes – Sam Cassell, Cuttino Mobley, Corey Maggette e Tim Thomas - consiga levar o time a bons resultados na disputadíssima Conferência Oeste até o retorno de Brand. Missão nada fácil. Na temporada passada, ficou a dois jogos dos playoffs. Se chegar à pós-temporada, já será uma vitória.

SACRAMENTO KINGS
Um dos principais times do Oeste (e da NBA) na virada do século, o Sacramento Kings ainda segue em busca de um novo rumo. Mike Bibby é o remanescente da equipe que, por pouco, não chegou à final da liga, contando com Chris Webber, Doug Christie, Peja Stojakovic, Vlad Divac e outros bons jogadores. Além do armador, a equipe hoje depende do polêmico e talentoso Ron Artest, aquele mesmo que foi pivô de uma das maiores brigas da história da NBA, em um jogo entre Indiana e Detroit. Se os jovens Kevin Martin e o calouro Spencer Hawes se superarem, pode sonhar com os playoffs, mas é difícil.

DIVISÃO DO SUDOESTE

DALLAS MAVERICKS
Após dois anos de decepções (derrota na final da liga para o Miami em 2006 e eliminação na primeira rodada dos playoffs para o Golden State em seguida), muitos analistas consideram que o time perdeu o bonde da história e precisa ser reformulado. A tarefa da equipe é provar o contrário. A diretoria, liderada pelo milionário-maluco Mark Cuban, manteve a base da temporada passada, com o alemão Dirk Nowitzki e o excelente Josh Howard. A dúvida é se o restante do elenco, formado em boa parte por jogadores irregulares (Jason Terry, Jerry Stackhouse, Devean George), conseguirá levar o time longe. Experiência não vai faltar. O principal reforço é o veterano Eddie Jones, 36 anos, ex-Lakers e Miami.

HOUSTON ROCKETS
Tracy McGrady garante que o Houston tem time para brigar pelo título. É uma análise otimista, mas não há dúvida que o Houston chega forte para a temporada. Além de manter seu cestinha e o gigante Yao Ming, a equipe se reforçou com o excelente Luis Scola, destaque da Argentina no Pré-Olímpico da Américas. E trouxe de volta o armador Steve Francis, que ainda luta para se firmar como grande jogador na liga. Os quatro e mais o ala Shane Battier formam um dos melhores quintetos titulares da liga. E ainda tem Bonzi Wells (ex-Portland) como sexto homem e o experiente Dikembe Mutombo, para pegar rebotes e dar uns tocos. Apostaria que chega entre os quatro melhores do Oeste.

MEMPHIS GRIZZLIES
Depois de uma temporada de pesadelo - time com pior campanha na liga -, o Memphis tenta renascer. E tem armas para isso. A principal é o jovem armador Mike Conley Jr., número quatro do draft e considerado um talento nato por vários analistas da NBA. O time também investiu além-fronteiras dos EUA, dando uma chance ao sérvio Darko Milicic, que fracassou no Detroit Pistons, e ao espanhol Juan Carlos Navarro, que volta a jogar ao lado do compatriota Pau Gasol, com quem foi campeão mundial em 2006. Está com um elenco melhor do que no ano passado, mas ainda parece insuficiente para pensar em playoffs.

NEW ORLEANS HORNETS
De volta à terra do jazz após a transferência momentânea para Oklahoma, o Hornets deverá ter dificuldades na temporada. O time conta com um excelente armador (Chris Paul, melhor calouro de 2006) e um ótimo ala-pivô (Tyson Chandler). Mas o restante do elenco é apenas regular, algo que se torna ainda mais problemático pelo fato de o time estar brigando no Oeste. Os brasileiros devem ficar de olho em Marquinhos, que causou polêmica ao questionar fortemente o trabalho de Lula Ferreira no comando da seleção, e ver se o ala joga tanto quanto pensa que joga.

SAN ANTONIO SPURS

Atual campeão, o Spurs segue a velha receita de não mexer em time que está ganhando. A diretoria não fez mudanças significativas no elenco, que segue recheado de craques. Com o trio Duncan, Parker e Ginóbili e a força de coadjuvantes de ótimo nível (Finley, Bowen, Oberto, Horry, Barry), se mantém como forte candidato ao título. Pena para os brasileiros que Alex se machucou durante a pré-temporada e não foi aproveitado pelo time. Seria uma grande chance de um jogador brasileiro ganhar, pela primeira vez, o título da liga.

Marcelo Monteiro mal chega a 1,70m, mas é mortal nas bolas de três. Torcedor fanático do Atlanta Hawks, trabalhou por nove anos em sites das Organizações Globo. Hoje, empresta seus conhecimentos à Textual Assessoria. Escreve sobre basquete às quartas-feiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!