segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Meninos, não vi

Alexandre Pato, como tantos outros, só pela televisão (foto: acmilan.com)

Por Thiago Dias

Só vi Alexandre Pato em ação, ao vivo, duas vezes. Bem longe do Brasil: Internacional 2 x 1 Al Ahly e Internacional 1 x 0 Barcelona, pelo último Mundial de Clubes no Japão.

Ronaldo, que também saiu do Brasil com 17 anos, eu só vi uma única vez, e mesmo assim era pelada: jogo beneficente da Unicef, com Zico, Júnior e até Michael Schumacher no gramado do Maracanã.

Ronaldinho Gaúcho, antes de vê-lo em Yokohama, só havia tido a chance pouco antes da ida para o Paris Saint-Germain: Flamengo 3 x 0 Grêmio, no dia 3 de agosto de 2000. Assim como Kaká, que não lembro qual foi a partida, mas não esqueço dos gritos das “kakazetes” a cada toque dele na bola com a camisa do São Paulo.

Robinho, esse eu nunca vi sem ser pela televisão.

Não pense você que vou pouco a estádios. Pelo contrário, sempre que posso estou no Maracanã. Quando viajo, procuro sempre um joguinho para assistir. Mas está difícil, há muito tempo, acompanhar o nascimento de um craque.

Segundo o jornal O Globo do último sábado, 1.053 jogadores já deixaram o país neste ano para atuar no exterior. É recorde.

Comecei o texto pelo Alexandre Pato por ter sido a negociação de maior repercussão. Não lembro de outro caso em que um grande clube, no caso o Milan, tivesse desembolsado 20 milhões de dólares por apenas um menino. O guri ainda nem é craque, é apenas promessa de sê-lo.

Ronaldo saiu há mais de dez anos. Ainda era um garoto, mas já campeão da Copa do Mundo. O preço? “Apenas” seis milhões de dólares (quase um terço do Pato).

Eu cresci sem vê-lo em ação. Concordo que tive algumas chances, amistosos e eliminatórias no Rio. Não pude ir, por um motivo ou outro.

Ele cresceu longe de mim. De nós. Assim como Pato, que um dia voltará ao Brasil para defender a seleção. E, em breve, Lulinhas, Renatos Augustos e até Neymares só veremos pela televisão – se não forem para a Ucrânia.

Thiago Dias costuma ser interrompido no cinema por ligações de jornalistas gringos. Trabalhou no Lance. Hoje, é repórter do Globoesporte.com. Cobriu o título mundial do Inter e prepara um livro sobre o assunto. Escreve sobre futebol internacional às segundas-feiras.

Nenhum comentário: