sábado, 1 de setembro de 2007

De volta para o futuro

Valdiram tentará levar o Bonsucesso de volta às glórias (foto: Fotocom.net)

Por Márcio Menezes

Faz muito tempo que o Bonsucesso não tem uma boa equipe, tampouco faz sucesso. Eu, que tenho 26 anos, não vi sequer um brilhareco do rubro-anil da Leopoldina. Para mim, o time do estadinho da Teixeira de Castro sempre foi uma lembrança de tempos que não vivi, daquela época que o campeonato não era Estadual, mas sim carioca, com os seis grandes (é, América e Bangu eram respeitados) lutando entre si pelo caneco e tropeçando eventualmente nos românticos alçapões do subúrbio da cidade (e em Niterói, viva o Canto do Rio!).

Aproveitando-se de que em 2007 cinco clubes irão ascender à elite do futebol do Rio, o Bonsussa vem para a disputa da Série B com um punhado de jogadores conhecidos. Muitos deles tem passagens por grandes clubes, com destaque para o polêmico Valdiram, ex-Vasco, e o fashion Alex Alves, que já atuou no Vasco, Vitória, Cruzeiro e Palmeiras, que tem se destacado ultimamente pela rechonchuda silhueta.

Além destes, os zagueiros Rogério Correa (ex-Bota e Vasco) e Max (ex-Fla, América e Friburguense); e os meias Fabiano Cabral e Jean Carlo, que já defenderam Flamengo e Palmeiras, respectivamente, aliados ao atacante Alexandre Acerola, ex-Flu, alimentam o sonho do retorno à primeira divisão, da qual o time não pertence desde 1993.

Não há nenhum craque nesse elenco rubro-anil, que já revelou grandes jogadores, como o "Diamante Negro" Leônidas da Silva e Nelinho, mas dá pra alimentar a esperança de ver essa simpática agremiação voltando a ser uma pedra no sapato dos grandes. Só me resta desejar sucesso.

Sobre a Série C

No momento, faltando apenas a rodada derradeira da segunda fase, que rola neste final de semana, seriam estes os 16 times que seguiriam no certame:

Grupo 25: Tuna Luso, Fast, Bahia e ABC
Grupo 26: Imperatriz, Barras-PI, Atlético-PB e Coruripe
Grupo 27: Atético-GO, Guarani, Esportivo e Villa Nova-MG
Grupo 28: Volta Redonda, CRAC, Roma-PR e Ulbra

Ainda acho que Rio Branco-AC, América e Vila Nova aparecerão por aí...

Você conhece?


Fiquei emocionado quando vi, na comunidade Futebol Alternativo do Orkut, uma citação à fantástica Copa Merdeka. Isso mesmo, Merdeka. Mas não se assuste: o termo significa independência em malaio, e a competição é disputada no país asiático desde 1957, com algumas interrupções.

No hall de campeões, democracia total. Seleções como Usbequistão, Nova Zelândia, Iraque, Mianmar e o time olímpico da Tchecoslováquia já faturaram o caneco, assim como times europeus - o alemão Hamburgo e o austríaco Admira Wacker - e sul-americanos: Buenos Aires XI (?) e Santa Catarina (???).

O atual campeão é o time sub-23 da Malásia, que derrotou a seleção de Myanmar por 3 a 1, no Estádio Shah Alam, na última quarta-feira, para um público de 40 mil pessoas. Foi a 39ª edição da Copa Merdeka.

Alguns amigos rubros me dizem que foram bastante zoados em 1985, quando o América perdeu a final do torneio para os sul-coreanos, maiores vencedores da história da competição, com onze títulos. Você gostaria de ser o papão da Merdeka?

Márcio Menezes é alternativo por natureza. Torcedor fanático do América, do Rio, é profissional de boliche e de futebol de mesa. Trabalhou na assessoria de imprensa do América e foi colunista do Globoesporte.com. Escreve sobre futebol alternativo aos sábados.

Nenhum comentário: