sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Grandes e nanicos

Guarani, campeão brasileiro de 1978, continua na Série C (foto: divulgação)

Por Alexandre Mortari

Faltando 15 rodadas para o fim da Série B do Campeonato Brasileiro, o futebol paulista tem um time na zona de acesso para a primeira divisão nacional em 2008, o Marília. Também conta com uma equipe em uma área bem menos nobre, a do rebaixamento, o Ituano. Outros seis ainda estão na disputa, sendo que Ponte Preta, Portuguesa e Grêmio Barueri lutam pelo alto da tabela, enquanto Paulista, São Caetano e Santo André estão mais para fugirem do rebaixamento, com poucas chances de sonhar com a elite do futebol brasileiro.

Fatos expostos, digo que o futebol paulista caminha para algo que aconteceu com o Rio de Janeiro há muito tempo. O desaparecimento de forças intermediárias, concentrando toda a potência em seus quatro maiores clubes.

E isso é péssimo para o futebol do estado, tanto que está difícil ver um jogador fazer um grande Campeonato Paulista, por exemplo, para depois conseguir vôos maiores. Os clubes do interior têm sido pouca fonte de talentos.

A diferença é que, como se fosse um irmão mais novo, o futebol em São Paulo tem a chance de aprender com os erros do Rio, o irmão mais velho. E, vivendo um momento em que muito se fala em organização e planejamento, ainda pode conseguir colher alguns frutos, como uma possível classificação do Marília para a Série A.

Em geral, porém, são apenas espasmos, geralmente bancados por muito dinheiro colocado por empresários ou então uma prefeitura local, como no caso do Grêmio Barueri. Confesso que não sei dizer qual o segredo do Marília até aqui. E quem acredita que, se conseguir o acesso, cravará seu lugar na Série A e não será brevemente rebaixado?

Aquilo que já foi no passado, com Ponte Preta, Guarani, Portuguesa e outros jogando na primeira divisão e dando trabalho a times grandes de todo o país, é muito difícil de voltar a acontecer. O Guarani, aliás, jogará a Série C em 2008 novamente.

Falta vontade para fazer o futebol forte no interior do estado. E a exposição na mídia dos quatro grandes sufoca os times menores. Quem vai a um estádio ver o time da cidade, com um forte sol na cabeça, jogando uma terceira divisão nacional, sendo que São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos, estão ali, na TV, em partidas bem mais interessantes?

Alguma coisa precisaria mudar. Mas não vejo nenhum sinal de que isso possa acontecer. Ruim para todos os paulistas.

Alexandre Mortari é veterano nos estádios da terra da garoa. Trabalhou na Rádio Globo, no UOL e na agência MBPress. Hoje, é web editor do MSN. Escreve sobre futebol paulista às sextas-feiras.

Nenhum comentário: