sábado, 8 de setembro de 2007

O funil aperta na Série C

Marco Brito, ex-Vasco, é o novo reforço do América na Série C (foto: Vasco.com.br)

Por Márcio Menezes

Lembro muito bem do ano de 1998. Me preparava para o vestibular e ficava abismado com a relação candidato-vaga para o concorrido curso de Comunicação Social. Até que, num almoço de domingo, perto das provas, minha saudosa e sapiente avó segurou a minha mão e disse: "Você está bem preparado. Mais da metade desta turma não concorre à sua vaga".

Assim é a Série C do Brasileirão. Com exposição na mídia quase zero e pouca ou nenhuma ajuda da CBF e das federações, poucos entram neste "vestibular" com chances de passar. Isso fica bem claro à medida que a competição avança e cada vez menos clubes seguem lutando pelo acesso.

Neste sábado, começa a terceira fase da competição. Dezesseis equipes sobreviveram após 64 iniciarem o certame. Agora, é mais fácil ver jogadores mais conhecidos e times mais estruturados. Entretanto, se o porte dos cachorros aumentou, também cresceu a necessidade de se adquirir reforços para a reta final do campeonato.

Confira as principais movimentações nas equipes:

Bragantino - Em time que está ganhando se mexe bastante. Essa é a lógica em Bragança Paulista. O técnico Marcelo Veiga substitui Roberval Davino e traz nove reforços. Destaque para a experiência do goleiro Gléguer, do zagueiro Cris e do meia Adãozinho, que estavam no inacreditável América/RN.

Coruripe - A bem organizada equipe alagoana, treinada por Wanderley Paiva (ex-Ponte Preta), trouxe cinco jogadores. O meia Têti, ex-Vasco, Bota e Cabofriense, e o goleiro Albérico, ex-Santa Cruz e Fortaleza, são os mais conhecidos.

Atlético/GO - Já dono de um forte elenco, o Dragão abriu os cofres e trouxe mais cinco jogadores. O atacante Rivaldo, que estava na Portuguesa e o experiente Capixaba, rodadíssimo no futebol brasileiro, destacam-se no pacotão tricolor.

Bahia - Equipe mais tradicional da Série C e dona da melhor campanha da competição, o Tricolor mexe pouco no grupo. O jovem Danilo Rios acabou vendido ao Grêmio de Porto Alegre, mas o clube buscou Preto Casagrande para substituí-lo.

Vila Nova/GO - O clube de Túlio Maravilha ganhou dois reforços experientes na luta pelo acesso: o meia Élvis (ex-Botafogo e Guarani), que estava no Remo, e o lateral Xavier, que jogava no Gama.

América - O time do Rio, esperançoso em sair da Terceirona, vem contratando desde o início da segunda fase e fechou o ciclo de reforços com oito nomes. Os principais são os meias Julinho, titular do clube no Estadual 2006 e Léo Maringá, ex-Cerro Porteño/PAR, e os atacantes Eraldo, ex-Brusque, e Marco Brito, que marcou oito gols em jogos oficiais pelo América no Estadual 2007 e na Copa do Brasil.

Rio Branco/AC - Uma das maiores surpresas do certame, o time da capital do Acre foi na Série A buscar novidades. Rodolfo e Paulo Sérgio, vindos do Goiás, reforçam a esperança de estar na Segundona no próximo ano.

Villa Nova/MG - O Leão do Bonfim foi ao Cruzeiro buscar dois reforços: o lateral Anderson e o zagueiro Leandro Amaro. O lateral-direito Geison, campeão da Copa Minas Gerais pelo próprio Villa ano passado, também está de volta.

ABC/RN - O Alvinegro de Natal segue empolgado em busca de uma das quatro vagas na Série B de 2008. Desta vez, as novidades vêm do próprio Nordeste: o atacante Miro Bahia e o volante Wellington, que jogavam no Santa Cruz e no Fortaleza, respectivamente, chegaram ao Frasqueirão.

Você conhece?


Existe um motor que leva o Rio Branco a ser uma das sensações da Série C do Brasileirão. E esse motor chama-se Djames Nascimento, ou melhor, Testinha, um dos destaques da competição.

Natural de Rio Branco, o apoiador, de 29 anos, já rodou por diversos times, entre eles o América/SP, CSA e o Coritiba, e é o dono do time acreano. No alvirrubro, ele cobra faltas, faz lançamentos e, de quebra, é o artilheiro do time, com oito gols marcados.

Olho nele! É alternativo e bom de bola!

Márcio Menezes é alternativo por natureza. Torcedor fanático do América, do Rio, é profissional de boliche e de futebol de mesa. Trabalhou na assessoria de imprensa do América e foi colunista do Globoesporte.com. Escreve sobre futebol alternativo aos sábados.

Um comentário:

Fura Olho disse...

Ainda não entendi o que seria "Futebol Alternativo"...

Boa coluna... Alguns dos clubes eu nem me lembrava...

Boa sorte para o América/RJ!!

Abs