quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Outubro é logo ali

Joe Saunders, do Angels, equipe praticamente garantida nos playoffs (foto: MLB)

Por Fernando Andrade

Faltando três semanas para o fim da temporada regular da MLB, as duas ligas já começam a mostrar quem deve passar aos playoffs, em outubro, e quem deve ficar fora da disputa pelo título. A maior indefinição fica por conta da Conferência Central da Liga Nacional, onde Chicago Cubs e Milwaukee Brewers seguem disputando, ponto a ponto, uma vaga na próxima fase. Mesmo assim, é bom que nenhum dos dois times vacile, pois o St. Louis Cardinals, campeão do ano passado, vem demonstrando boa reação e segue vivo na competição.

Nas outras duas conferências, as coisas parecem definidas, com os Mets faturando a Leste e Arizona Diamondbacks classificando-se na Oeste. Aliás, dessas duas conferências, também deve sair o time classificado pelo Wild Card, já que, se terminássemos a primeira fase hoje, Cubs e Brewers, líderes da Conferência Central, ficariam atrás de San Diego Padres e Philadelphia Phillies, respectivamente, em primeiro e segundo na repescagem.

Já na Liga Americana, fica mais fácil apostar quem passa às finais. Pode parecer papo de torcedor do Yankees, o que, de fato, sou, mas acho que a principal disputa fica por conta do time de Nova Iorque com o Boston Red Sox quem leva o título da Conferência Leste e quem passa pelo Wild Card. A diferença entre os dois times, até o dia 11 de setembro, véspera da publicação desta coluna, era de cinco pontos, mas os dois times ainda se enfrentam três vezes no fim dessa semana, o que pode mudar muito esse panorama. De qualquer forma, dificilmente os dois deixariam de passar para a próxima etapa da liga.

Na Central, os Indians têm uma boa margem sobre o Detroit Tigers, mas os dois times ainda jogam entre si, também três vezes, em Cleveland, o que pode facilitar a vida do time da casa e aumentar essa vantagem. Certamente, essa é a melhor chance que o Cleveland Indians tem de se classificar, o que não acontece desde 2001.

No lado Oeste, os Angels também vivem uma situação confortável na tabela, oito jogos e meio de vantagem e, por mais que ainda enfrente o Seattle Mariners quatro vezes, os confrontos entre as duas equipes acontecem no Angel Stadium, em Anaheim.

Tudo pode acontecer, afinal, nessas três semanas que restam de temporada regular, cada time vai jogar uma média de 20 partidas, mas duvido muito que tenhamos muitas surpresas no final.

***


Saindo dos EUA para campos mais próximos, a Federação Carioca de Beisebol e Softbol realizou, neste feriadão, o I Torneio Nacional de Beisebol Iniciante. O evento, que contou com o apoio da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol, aconteceu no CT Yakult/CBBS, em Ibiúna (SP), e teve a participação de 13 times, representando quatro estados diferentes: Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Apesar da diferença no nível técnico das equipes, os principais objetivos da competição foram alcançados: promover uma troca de experiências entre os novos times do Brasil e incentivar a criação e o desenvolvimento de novos pólos beisebolísticos no país, fugindo do eixo São Paulo-Paraná.

No fim, o título da Chave Ouro ficou com o time da FEI, que derrotou o Bacamartes por 14 a 13, em uma final paulista.

Em outro confronto estadual, desta vez na disputa pelo terceiro lugar, Latinos e Cariocas, do Rio de Janeiro, se enfrentaram e o Latinos levou a melhor: 12 a 4. Destaques, ainda, para os times de Nikkei Vitória-ES e São José Wild Eagles, que ficaram, respectivamente, com os títulos das Chaves Prata e Bronze.

Fernando Andrade passou de fã a companheiro de transmissões de Ivan Zimmerman. Jornalista, trabalhou nas rádios Tupi, Nativa, Jovem Pan e Paradiso. É jogador, treinador e presidente da Federação Carioca de Beisebol e Softbol, e escreve sobre o esporte às quartas-feiras.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sobre os EUA, ainda nao consigo entender direito essa confusao de um monte de liga, mas entendo que, sem possuir tv a cabo, fica dificil eu passar o pensamento positivo pro Boston Red Sox e, pode ser que, o Yankee se consagre campeao (te dou essa chance).
Falando do Brasil... Queria ter ido tambeeeeeeeeeeem! Sei que nao poderia jogar, mas poderia torcer, afinal, ate a blusa de latinete eu tenho, ne? =/ Vida triste, essa, de trabalhadora... Quero o riooooo!!!
Parabens aos times, nao so peas conquistas, mas pela presenca e a intencao de integrarem o esporte em diferentes estados do Brasil. E parabens a FCBS pela iniciativa (e ao presidente, claro).
Go Latinoooooooooooooooos!
Beijo,
Deh